Benzoato de Sódio.

Benzoato de Sódio.

Os conservantes são essenciais para a indústria alimentícia. Sem eles, boa parte dos produtos que milhões de brasileiros consomem diariamente não seriam os mesmos.

Um importante aliado deste setor, neste sentido, é o Benzoato de Sódio. O conservante é um agente antimicrobiano que tem como função principal inibir ou até mesmo eliminar o desenvolvimento de bactérias, fungos, vírus e protozoários dos mais diversos nos alimentos.

Quem manipula o benzoato de sódio classifica a composição como aromática. Insolúvel na água, o Benzonato de Sódio é compreendido por especialistas como um ácido carboxílico simples.

Colocado de outra forma, o produto é um ácido fraco que essencial e indispensável para conservar uma lista ampla de alimentos, principalmente em enlatados.

Descrição do benzoato de sódio.

O benzoato de sódio é um aditivo que em formato de pó de coloração branca. Na química ele é identificado pela fórmula C6H5COONa. Produzido em laboratório, o produto é uma derivação de uma reação química entre ácido benzoico e o hidróxido de sódio.

O produto, apesar de não ter cheiro ou apresentar um leve aroma, tem um sabor que adocicado.

Como usar o benzoato de sódio.

Alguns alimentos não seriam iguais se não houvesse o benzoato de sódio no mercado, principalmente no setor industrial, tendo em vista que a composição é colocada em refrigerantes, sucos, temperos, vinhos, ketchups, margarinas, geleias, cidras, no tempero de saladas, na cafeína e embutidos como picles, cogumelos.

Outras áreas também utilizam a substância. No setor de cosméticos, por exemplo, o produto serve para a produção de cremes e loções.

O benzoato de sódio também é encontrado em produtos e soluções farmacêuticas, na agricultura e empregado ainda para alimentar animais.

Benefícios de benzoato de sódio.

O benzoato de sódio, assim como outros conservantes, não permite que milhares de alimentos venham a estregar nas prateleiras dos supermercados e lojas de conveniência.

O produto, além de eliminar bactérias nos alimentos, ajuda a preservar os nutrientes e colaboram ainda para a textura de comidas e bebidas não venha a ser alterada.

Solicite Mais Informações Agora Mesmo - Clique Aqui