Produtos Químicos
Automotivo

Ácido Bórico

Ácido bórico, ácido ortobórico, ou ortoborato de hidrogênio é um composto químico de fórmula H3BO3. Ácido médio, existente na forma de cristais incolores ou sob a forma de um pó branco.



Ácido Fosfórico

Ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico é um composto químico fórmula molecular H3PO4. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, pode ser considerado um ácido mais fraco. A partir do ácido fosfórico derivam-se o ácido difosfórico ou pirofosfórico, o ácido metafosfórico e o ácido polifosfórico.



Benzoato Denatônio

Benzoato de sódio é o sal de sódio do ácido benzoico, de fórmula química C6H5CO2Na.


É um conservante bactericida e fungicida, de número E E211, ou INS211, utilizado na indústria alimentícia. Efetivo apenas em meio ácido (pH<3.6).


É um conservante bactericida e fungicida, de número E E211, ou INS211, utilizado na indústria alimentícia. Efetivo apenas em meio ácido (pH<3.6).


Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio) é um composto químico com a forma de NaHCO3. É um sal composto por íons bicarbonato e íons sódio. O bicarbonato de sódio é cristalino mas geralmente parece um pó fino.


Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos ácidos cítrico e tartárico, ambos sólidos.


Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante ("fermentos químicos"), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes).


Cloreto de Amônio

Cloreto de Amóniopt, Cloreto de Amôniobr ou ainda sal amoníaco é o composto químico inorgânico de fórmula NH4Cℓ. É um sal cristalino e branco, altamente solúvel em água. Soluções de cloreto de amônio são levemente ácidas.


Cloreto de amônio é vendido em blocos em ferragens para uso em limpeza de solda em ferro e pode ser incluído no processos de solda como um fundente.


Outros usos incluem suplementação alimentar para gado, em xampu para cabelos, em estamparia de têxteis, na colagem e ligação de compensados, e como um ingrediente em meios nutritivos para levedo, em produtos de limpeza, e como medicamento antisussígeno. Sua ação expectorante é causada por ação irritante sobre a mucosa dos brônquios. Isto causa a produção excessiva de fluido do trato respiratório o qual presumivelmente é mais fácil de ser expelido. É também usado em um teste oral para diagnosticar acidose renal tubular distal.


Nitrato de Sódio

O nitrato de sódio é um composto químico de fórmula NaNO3, cristalino inodoro e incolor. Tem semelhança com o nitrato de potássio, inclusive no comportamento químico. Solúvel em água, álcool e amônia líquida.




Nitrito de Sódio

Nitrito de sódio, com fórmula química NaNO2, é usado como um fixador de cor e conservante em carne e peixes, referido pelo número INS 250. Quando puro, é um pó cristalino branco a levemente amarelado. É muito solúvel em água e é higroscópico. Ele também é lentamente oxidado pelo oxigênio do ar a nitrato de sódio, NaNO3, o que causa sua cor amarela, por liberação de dióxido de azoto (NO2). O composto é um forte agente redutor.




Soda Cáustica

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.