Produtos Químicos
Domissanitário

Ácido Bórico

Ácido bórico, ácido ortobórico, ou ortoborato de hidrogênio é um composto químico de fórmula H3BO3. Ácido médio, existente na forma de cristais incolores ou sob a forma de um pó branco.



Ácido Citríco

O Ácido Cítrico, cuja fórmula molecular é C6H8O7, é um ácido orgânico fraco, largamente utilizado na indústria alimentícia, bem como petrolífera, industrial e de gases.



Ácido Fosfórico

Ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico é um composto químico fórmula molecular H3PO4. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, pode ser considerado um ácido mais fraco. A partir do ácido fosfórico derivam-se o ácido difosfórico ou pirofosfórico, o ácido metafosfórico e o ácido polifosfórico.



Álcool Polivinílico

Os álcoois polivinílicos são polímeros de álcool vinílico, que não existe na forma livre. Usados em diversos tipos diferentes de indústria (têxteis, plásticos, adesivos, tintas, papéis, etc), as soluções de álcool polivinílico também podem ser utilizadas em formulações cosméticas.




Amido de Milho

Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante.


Para a sua confecção os grãos de milho são molhados e têm retiradas a casca e a plântula embrionária. Após secagem, o grão remanescente, quase que totalmente de amido, é triturado e moído até se transformar num pó bem fino.


Devido ao relativo baixo custo, o amido tem sido muito utilizado pela indústria alimentícia como ingrediente calórico e como melhorador de propriedades físico-químicas. É utilizado para alterar ou controlar diversas características, como textura, aparência, umidade, consistência e estabilidade no armazenamento (shelf life).


Benzoato Denatônio

Benzoato de sódio é o sal de sódio do ácido benzoico, de fórmula química C6H5CO2Na.


É um conservante bactericida e fungicida, de número E E211, ou INS211, utilizado na indústria alimentícia. Efetivo apenas em meio ácido (pH<3.6).


É um conservante bactericida e fungicida, de número E E211, ou INS211, utilizado na indústria alimentícia. Efetivo apenas em meio ácido (pH<3.6).


Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio) é um composto químico com a forma de NaHCO3. É um sal composto por íons bicarbonato e íons sódio. O bicarbonato de sódio é cristalino mas geralmente parece um pó fino.


Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos ácidos cítrico e tartárico, ambos sólidos.


Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante ("fermentos químicos"), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes).


Carbonato de Sódio

O carbonato de sódio, Na2CO3, é um sal branco e translúcido, usado principalmente na produção de vidro, em sínteses químicas e em sabões e detergentes, em ordem de importância. É produzido sinteticamente em larga escala a partir de sal de cozinha pelo Processo Solvay ou extraído de minérios de trona.




Cloreto de Amônio

é o composto químico inorgânico de fórmula NH4Cℓ. É um sal cristalino e branco, altamente solúvel em água. Soluções de cloreto de amônio são levemente ácidas. O nome "sal amoníaco" designa a forma natural desse composto, que pode ser encontrada em depósitos minerais.


Esse mineral comumente se forma em locais onde a queima de carvão mineral ocasionou a condensação de alguns dos gases eliminados durante a combustão. O mineral também é encontrado nas proximidades de certos eventos vulcânicos.


O seu principal uso industrial é como fertilizante, e flavorizante em alguns tipos de alcaçuz e vodca. É o produto da reação de amônia com ácido clorídrico.


Formol

O formaldeído é um dos mais comuns produtos químicos de uso atual. É o aldeído mais simples, de fórmula molecular H2CO e nome oficial metanal. A solução aquosa de formaldeído, em regra diluída a 45%, denomina-se formol ou formalina.




Glicerina Bi-Destilada USP

Trata-se de uma substância química bastante versátil, que pode ser utilizada como matéria-prima básica para diversos segmentos industriais, tais como: cosméticos, alimentos, bebidas, enxaguatórios bucais, medicamentos, chicletes, cremes dentais, lubrificantes, transmissão e fluidos de freio, plásticos, entre outros.




Metabissulfito de Sódio

Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite) é um composto inorgânico de fórmula química Na2S2O5. O nome algumas vezes é apresentado como dissódico. É usado como um esterilizante e antioxidante/conservante.




Nitrito de Sódio

Nitrito de sódio, com fórmula química NaNO2, é usado como um fixador de cor e conservante em carne e peixes, referido pelo número INS 250. Quando puro, é um pó cristalino branco a levemente amarelado. É muito solúvel em água e é higroscópico. Ele também é lentamente oxidado pelo oxigênio do ar a nitrato de sódio, NaNO3, o que causa sua cor amarela, por liberação de dióxido de azoto (NO2). O composto é um forte agente redutor.




Permanganato de Potássio

O Permanganato de potássio é um composto de função química sal inorgânico, formado pelos íons potássio (K)+ e permanganato (MnO4)−. É um forte agente oxidante que apresenta tanto em estado sólido quanto em solução aquosa uma coloração violeta bastante intensa que, na proporção de 1,5G por litro de água torna-se vermelho forte.


É utilizado principalmente no tratamento da catapora (varicela) pois ajuda a secar os ferimentos. É usado também como agente oxidante em muitas reações químicas em laboratório e na indústria. Também é utilizado como desinfetante em desodorantes.



Propilenoglicol

Propilenoglicol, conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico (um álcool diol), viscoso, de sabor amargo, inodoro e incolor, que é higroscópico e miscível com água, acetona e clorofórmio.


O propilenoglicol é usado:


Como um lubrificante médico e sexual ("lubrificante íntimo")

Como um solvente para corantes alimentícios e flavorizantes.

Como um aditivo alimentar umectante, classificado com número E E1520

Como um excipiente em óleos essenciais.

Como um anticongelante não tóxico.

Como um solvente usado em misturas de substâncias fotográficas, tais como formadores de películas.

Como um fixador para perfumes.

Como um líquido de arrefecimento em sistemas de resfriamento de processadores em computador (Water cooler).

Usado no liquido para cigarros electrónicos, como componente para a suspensão do aroma e sua intensificação, assim como simular a sensação de fumo (throat hit, ou golpe de garganta)


Soda Cáustica

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.




Tripolifosfato de Sódio

O tripolifosfato de sódio (TPF) ou tripolifosfato pentassódico ou ainda trifosfato de sódio é um composto de fórmula química Na5P3O10, número CAS: 7758-29-4, que se apresenta comercialmente na forma de pó branco de densidade aparente 0,7 a 1 g/cm3. Apresenta ponto de fusão variando de 650 a 1000 °C. Sua solução aquosa a 1%, a 25 °C, apresenta pH 9,5 a 10,5. Possui peso molecular de 367,88 g/mol. É inodoro.


É utilizado como agente de flotação, dispersante, emulsificante, estabilizante de solos, sequestrante e como reforçador em produtos destinados a limpeza, como detergentes e sabões em pó.


Encontra aplicações em ramos de atividade e indústrias tão variados quanto na agricultura, alimentícia, argila e pigmentos, borracha, cimento e cerâmica, construção civil, domissanitários, detergentes e produtos de limpeza, lubrificantes, papel e celulose, pastas para os mais diversos fins, industrias petrolíferas, têxtil e formuladores têxteis, tintas e vernizes, tratamento de água, vidraria, tratamento de superfície e formuladores.