Aditivos e Ingredientes
Gelados e Sorvetes

Ácido Cítrico

O Ácido Cítrico, cuja fórmula molecular é C6H8O7, é um ácido orgânico fraco, largamente utilizado na indústria alimentícia, bem como petrolífera, industrial e de gases.



Corantes Artificiais

Um corante é toda substância que, se adicionada a outra substância, altera a cor desta. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico.


Num sentido mais estrito, corantes são substâncias compostas e compostos químicos, tanto naturais (e suas modificações) quanto sintéticos, relativamente definidos e até puros normalmente aplicados na forma de suas soluções, tanto em água quanto em outros solventes, destacadamente o etanol, que se fixam de alguma maneira, predominantemente por fenômenos em escala molecular a um substrato, que pode ser um tecido (têxtil), papel e outros derivados de celulose, cabelo humano e pelos de animais, couro e diversos materiais. Dentro de um conjunto de requerimentos ideais, as substâncias corantes devem ser estáveis à luz, especialmente a ultravioleta e aos processos de lavagem e à ação da água, como da chuva.


Cacau em Pó

O cacau em pó é feito com a amêndoa de cacau moída sem a manteiga.


Diferentemente do chocolate em pó, não possui açúcar em sua formulação.


Goma Guar

Guar é uma goma obtida das sementes da Cyamopsis tetragonolobus ou da Cyamopsis psoraloides, nativas da Índia. Cultivada também no Paquistão (onde se concentram os produtores), é utilizada na indústria de alimentos.


É utilizado como espessante, estabilizante, emulsificante e agente de corpo. Atualmente é frequente a adição desta substancia pelos fabricantes em certas marcas de iogurtes e uso muito importante no espessamento de sorvetes, congelados, molhos e temperos.


Hoje ela está sendo coadjuvante no processo de fraturamento hidráulico das rochas subterrâneas para extrair o gás de xisto, causando desabastecimento na indústria de alimentos e o consequente aumento de preço do aditivo.


Goma Xantana

A Goma Xantana (C35H49O29) é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris, que sintetiza a goma para evitar sua desidratação. É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante e emulsificante.




Leticina de Soja

A Lecitina de Soja é uma substância versátil, encontrada e extraída, por vapor, dos flocos de seus grãos e do óleo de soja.


Apresenta óleos essenciais como o ômega 3 e 6 e possui propriedades emulsificantes, ou seja, ajuda a dar liga em muitos alimentos, ajuda a alterar a tensão superficial dos líquidos atuando como um surfactante.



Polisorbato 80

Tudo que é industrializado precisa de alguns ingredientes que são responsáveis por manter o sabor e fazer com que o produto não perca sua qualidade no tempo em que fica dentro do pacote. Um dos ingredientes que possuem essa função é o Polisorbato 80. O ingrediente tem como principal função ser um estabilizante e também emulsificante para os produtos industrializados. Ele também é utilizado na indústria de cosméticos.




Soro de Leite em Pó

Soro de leite ou lacto-soro é um subproduto líquido obtido no processo de fabricação do queijo e da caseína, de cor entre o verde e o amarelo, de aspecto turvo e sabor fresco, ligeiramente doce ou ácido.


As aplicações do soro de leite na indústria alimentícia são várias, desde bebidas lácteas até sorvetes e bolos. Devido a seu alto valor nutritivo, a proteína do soro pode ser isolada e sua aplicação está relacionada com melhoramento do rendimento esportivo em atletas amadores ou profissionais.



Vanilina

Vanilina é um aldeído fenólico, um composto orgânico com a fórmula molecular C8H8O3 ou (CH3O)(OH)C6H3CHO (3-metoxi-4-hidroxibenzaldeído). Seus grupos funcionais incluem aldeído, éter e fenol. É uma das substâncias olorosas mais apreciadas para criar aromas artificiais. É um composto cristalino de cor branca solúvel em clorofórmio e éter.


É o principal componente do extrato da semente de baunilha. Vanilina sintética, ao invés de extrato de baunilha natural, às vezes é usada como um agente aromatizante em alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, sendo uma das substâncias olorosas mais apreciadas para este fim.