Metabissulfito de Sódio.

Metabissulfito de Sódio.

Metabissulfito de sódio ou pirossulfito de sódio (IUPAC sodium metabisulphite ou sodium pyrosulphite) é um composto inorgânico de fórmula química Na2S2O5. O nome algumas vezes é apresentado como dissódico.

É usado como um esterilizante e antioxidante/conservante.

O Metabissulfito de Sódio é aplicado em indústria da Cerâmica, do Cortume, de Pigmentos e como branqueador em alguns segmentos. É usado como um aditivo alimentar, principalmente como conservante e é algumas vezes identificado como E223.

Como um aditivo, pode causar reações alérgicas, particularmente irritação de pele, irritação gástrica e asma. Não é recomendado para o consumo por crianças. Está presente em muitos concentrados de frutas diluíveis e em barras de doces.

É normalmente usado em preparações da produção doméstica de bebidas fermentadas para sanitizar equipamentos. É usado como um agente de limpeza para água potável obtida por membranas de osmose reversa em sistemas de dessalinização. Também é usado para remover cloramina de água potável após tratamento.

Na remoção de “tocos” de árvores, é usado na forma pura (98%) para causar a degradação da lignina, criando poros para a absorção de combustível e consequentemente, ignição.

É um oxidante fraco, sendo reduzido pela maioria dos compostos, mas tem um moderado conteúdo de oxigênio por peso, aproximadamente 42%, então é similar em conteúdo de oxigênio ao nitrato de potássio, o qual tem aproximadamente 47%.

No processo de flutuação de cobre, pode ser usado como um agente depressor do zinco presente no minério no seu estado inicial, evitando a sua concentração no produto final, dado que esta é indesejável.

Solicite Mais Informações Agora Mesmo - Clique Aqui