Propionato de Cálcio.

Propionato de Cálcio.

Propanoato de cálcio ou propionato de cálcio tem a fórmula Ca(C2H5COO)2. É o sal de cálcio do ácido propanoico.

Também é usado em grandes variedades de alimentos como pães, bolos, carne processada, e outros produtos diários.

Sua função é atuar como conservante de alimentos, contribuindo para a inibição efetiva do surgimento e crescimento de bactérias e fungos, que geram bolor nos alimentos.

Ele é um material de origem natural e pode ser encontrado, em pequenas proporções, em vários alimentos.

Para a obtenção de modo artificial, ou seja, em laboratórios ou indústrias, é precisa que ocorra a degradação anaeróbica de glicídios, por meio de uma oxidação incompleta, ou seja, através da fermentação biológica, principalmente pelas bactérias.

O propionato de cálcio é utilizando como conservante em uma multiplicidade enorme de alimentos, sendo usado em produtos como pães, bolos, e outros diversos alimentos de padaria e, também, na carne processada, no soro de leite e outros produtos a base de leite.

A substância pode ser utilizada ainda na agricultura, como parte do método de prevenção contra a febre do leite nas vacas e, ainda, como suplemento alimentar para os animais.

O propionato de cálcio coíbe a produção de energia por parte dos micro-organismos, fazendo assim com que eles não tenham a potência necessária para seu crescimento.

Solicite Mais Informações Agora Mesmo - Clique Aqui